LOGOTIPO

A Pastoral da Aids é um serviço de ação social da CNBB desde 2002 e pertence da Comissão da Caridade, Justiça e Paz. Uma entidade cívico-religiosa sem fins lucrativos organizada por tempo indeterminado e organizada para ajudar nos desafios que a pandemia da Aids apresenta à Sociedade, Governo e Igreja. Tem por missão a solidariedade, informação e compromisso social; Segue o método Ver, Julgar, Agir, Celebrar e Avaliar; Visa promover vida digna – como bem maior - e atuar na prevenção de IST/ HIV/ Aids, igualmente acompanhar as pessoas que vivem e convivem com estas doenças. Objetiva incentivar o cuidado de si e dos outros, humanizando relações frente à realidade da Aids e ao processo de exclusão que atinge grande parte da população.
O logotipo da Pastoral da Aids foi construído no ano de 2002 num processo participativo coordenado por Aline Heinzelmanm, assessora de marketing, voluntária da Casa Fonte Colombo, que depois de compreender a missão e os objetivos da referida pastoral, apresentou a arte que foi socializada e aprovada pela coordenação nacional. Segundo Aline, o logotipo une, dinamicamente, dois grandes símbolos de solidariedade: a cruz e o laço. Seguindo o exemplo de Jesus, que se solidarizou universalmente com a humanidade, assumindo a cruz (Ele tinha a condição divina e a ela não se apegou ciosamente, mas esvaziando-se a si mesmo, assumiu a condição de servo e se entregou para a elevação de todos).
A cruz é o símbolo mais expressivo dos Católicos, e é formada por duas linhas que se cruzam de maneira perpendicular que representa a vitória Pascal do Cordeiro sobre a morte. A linha vertical representa nossa comunhão com Deus e a horizontal representa a nossa comunhão com os irmãos e irmãs. Por tanto, para o Cristão Católico, não existe amor a Deus se não existir amor ao nosso próximo. Neste sentido, a igreja – por meio da Pastoral da Aids fez uma releitura do laço da luta contra a aids e se faz solidária com uma parte concreta da humanidade como expressão de seu compromisso marcado pela cruz, ou seja ser sinal de salvação aos mais necessitados “para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10). O logo tipo pretende expressar o engajamento, a responsabilidade e o compromisso da igreja na luta contra a aids e na solidariedade com as pessoas vivendo com HIV/AIDS, além de representar também, as práticas da igreja na área da prevenção, da assistência, do acompanhamento, da acolhida, ou seja, é expressão da abertura da Igreja para o engajamento da na luta contra a Aids.
Outros aspectos importantes de serem observados são as duas extremidades do logotipo: uma ponta inicia-se com uma coroa. Figuração da presença de Maria no plano da Salvação, Serva e Mãe de Deus, Rainha da Humanidade que nos acolhe com misericórdia e gera Cristo em Nós. Na outra linha, temos um afunilamento do laço de solidariedade, que se inclina até as periferias da humanidade, ou seja, aos mais vulneráveis.
Chamamos atenção por fim, para as cores que compõem o logotipo. O vermelho nos recorda das fragilidades da natureza humana e a cor cinza é uma figuração da água, símbolo da divindade que se revela a nós como fonte de água viva, presença de Deus que envolve nossas dores e nos cura de todos os males. Por tanto, a Água Viva – Jesus Cristo se encarna no seio da Virgem Maria e assume nossa humanidade, purificando nosso sangue perecível e realizando o plano de amor salvífico do Pai, por obra do Espírito Santo.   

Edição: Equipe de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário

CURTA E COMPARTILHE

História da Pastoral

">">">

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Theme Support