Campanha de incentivo ao diagnóstico precoce



Share:

Ministério da Saúde e Igreja Católica juntos no combate ao HIV


O Ministério da Saúde, com o apoio da Igreja Católica, por meio das Pastorais da DST/Aids, da Criança e da Saúde, pretende estimular as pessoas a fazerem o teste de Aids, a fim de detectar precocemente o vírus HIV e da Sífilis. Inédita no mundo, a “Campanha de incentivo ao diagnóstico precoce de HIV e Sífilis” será lançada oficialmente em todo o país, hoje, às 14h, no Ministério da Saúde, pelo ministro José Gomes Temporão, e pelos representantes da Igreja Católica, o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa e pelo bispo referencial da Pastoral da Aids, dom Eugênio Rixen.
Um dos objetivos da campanha é conscientizar a população sobre os riscos da Aids e, em caso de diagnóstico positivo para a doença, iniciar o tratamento o mais rápido possível. “As pessoas que não estiverem infectadas serão orientadas a continuar com o cuidado. Quem tiver o exame com resultado positivo será encaminhado para o acompanhamento em centros de referências que serão estabelecidos em cada cidade do país”, explicou o assessor nacional da Pastoral da DST/Aids, frei Luiz Carlos Lunardi.
A participação mais incisiva da Igreja na luta contra a Aids surgiu durante o 6º Seminário de Prevenção ao HIV, promovido pela Pastoral da Aids, em outubro do ano passado. “À época, sugerimos ao departamento de Aids que ampliasse a campanha de testagem, que, por sua vez, nos procurou para que auxiliasse na divulgação da necessidade de se fazer o teste. Várias reuniões foram realizadas para desenhar a campanha e decidiu-se por uma experiência piloto em cinco cidades. Agora chegou a hora de ampliarmos para todo o Brasil”, ressalta o frei Lunardi.
A participação da Igreja será por meio das Pastorais e utilizará publicidade, spots de rádio e TV, para a orientação e encaminhamento dos fiéis aos centros de referência espalhados por todo o Brasil.

Rodrigo Eneas Silva - Jornalista da CNBB - (61) 2103-8368 / 8409-1028 - imprensa2@cnbb.org.br

Share:

CURTA E COMPARTILHE

História da Pastoral

">">">

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Theme Support