O Vírus HTLV é Negligenciado no Brasil

Está no Brasil o maior número de portadores do vírus HTLV (vírus linfotrópico para células T humanas). Estima-se que pelo menos dois milhões de pessoas estejam por ele infectadas (é da mesma família do HIV, o vírus da Aids). Provoca doenças graves como leucemia, paralisia e sérias inflamações oculares. Sua transmissão se dá por via sexual, pelo sangue e de forma vertical (de mãe para filho na gravidez ou no momento do parto). A estimativa é de pesquisadores da FioCruz no Rio de Janeiro.
Share:

Pastoral da Aids Ajuda aos Portadores HIV em Cabo Frio/RJ




Em Cabo Frio algumas instituições religiosas amparam aos soropositivos. Os esforços para desmistificar os riscos de contágio pelo HIV, entre outras questões que envolvem o tema, têm surtido efeito, mas precisam continuar fortes. Na igreja católica funciona a Pastoral da Aids que, em Cabo Frio, atende 60 pessoas portadoras do vírus HIV.
Share:

primeiro de Dezembro em Manaus/AM

Na capital amazonense, atividades alusivas ao dia internacional de luta contra a Aids aconteceu em parceria com Pastoral da Saúde e da Criança, uma missa, televisionada para o Brasil inteiro, já no dia 29, a Pastoral participou da programação do Estado do Amazonas, no ato ecumênico, que aconteceu no Auditório do Hospital de Medicina Tropical do Amazonas – FMT-AM, e no dia 1º de dezembro junto com a Coordenação Estadual e Municipal e Fórum de ONGs Aids, participou de panfletagem e material informativo. Os agentes de Pastoral da Aids se reuniram em dois pontos da cidade, um grupo no terminal de ônibus na zona Leste da cidade, e a outra equipe no centro, ao lado da Igreja Matriz. Durante quatro horas de atividades, mais de 3 mil pessoas foram abordadas por agentes que distribuíam material informativo, esta atividade foi realizada em parceria com a ONG "As Amazonas" e agentes da Pastoral da Criança. No final da tarde, os agentes se uniram a outras entidades para uma grande blitz no centro da cidade.
Share:

8º Encontro Estadual da RNP+ e Cidadãs Positivas Alagoas

De 4 a 6 de novembro de 2011, acontece em Maceió 8º Encontro Estadual da RNP+ Alagoas e Cidadãs Positivas. Esta união acontece desde o início da formação das duas Redes. É um momento onde se pode discutir todas as situações possíveis relevantes a luta de combate a Aids e, a melhoria da qualidade de vida de todos que fazem as Redes. O tema escolhido para este ano é: “A comunicação como meio de organização, visibilidade e fortalecimento das REDES. O encontro é voltado para Pessoas que vivem com HIV e Aids do Estado de Alagoas.
Share:

Luta Contra a Aids em Petrópolis/RJ

O Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro participou na manhã de hoje, no salão nobre do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, na cidade de Petrópolis (RJ), do lançamento da campanha pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids, que este ano tem como slogam: A AIDS não tem preconceito, você também não deve ter. O encontro, que contou para a participação dos alunos do colégio, foi organizado pela Coordenadoria Municipal de DST/Aids, com apoio de vários segmentos da sociedade, entre elas, a Pastoral de Aids da Diocese de Petrópolis. Ao falar sobre a campanha de prevenção, Dom Filippo Santoro ressaltou que o relacionamento sexual não é uma moeda de baixo preço, “é uma preciosidade, pois é uma pessoa que entrega sua vida a outra pessoa. Por isso é muito importante a educação e a responsabilidade” O bispo lembrou que em todo mundo se está desenvolvendo um processo, onde se coloca a educação em primeiro lugar, por isso considerou importante acontecer dentro de uma escola, “pois desta maneira se compreende o valor da vida, o valor do relacionamento humano, o respeito a vida e ao próximo”.
Share:

Primeiro de Dezembro em Santos/SP

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta pela Aids, foram realizadas as seguintes atividades:
Pedágio na Cidade de Cubatão, conseguimos difundir à 2.348 pessoas através dos nossos folhetos de informação e orientação; panfletagem na Feira Anual de Solidariedade em Santos; entrevista ao vivo a TV Século21, no Programa Brasil Cristão; distribuição de cartazes e folders aos párocos, para divulgação nas paróquias; entrevista a Rádio Boa Nova - FM de Praia Grande.
Share:

Pastoral da Aids de Nova Mutum/MT na Luta Contra a Aids

Foi fixado um grande laço na torre da Igreja da Paróquia Sagrada Família, desta forma, afirma Dirley Lagni coordenadora da pastoral em sua cidade: “acreditamos que conseguir chamar atenção da população para a epidemia da Aids e um convite a romper com o preconceito. Houve trabalho de prevenção e incentivo ao diagnóstico precoce em vários pontos da cidade. Para dar o exemplo, os próprios agentes da Pastoral solicitaram a testagem para HIV.
Share:

O Movimento de Aids está Meio Acomodado

Não, a frase não pertence a este que escreve estas linhas e que muito a proferiu enquanto integrante da sociedade civil organizada em Aids. O comentário, que mais parece um grito de alerta, foi feito no mês de outubro pelo doutor Dirceu Greco, diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, durante a Assembleia Nacional das Pastorais da Aids no Rio Grande do Sul. O fato teve pouca repercussão, até porque não é segredo para ninguém que estamos perdendo conquistas históricas, muito pela letargia da sociedade civil. Porém, no dia 15 de novembro em Vitória da Conquista-BA, o Diretor da Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e Aids) no Brasil, doutor Pedro Chequer, repetiu textualmente o lamento, “o movimento de luta contra a Aids está meio acomodado”, para uma audiência de pessoas vivendo com HIV.
Share:

CURTA E COMPARTILHE

História da Pastoral

">">">

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Theme Support