VIGÍLIA PELOS MORTOS DE AIDS 2018: MEMÓRIA, SOLIDARIEDADE E VIGILÂNCIA


Dia 20 de maio de 2018 (Terceiro domingo) celebramos 35º Memorial Internacional deLuzes de Velas da AIDS. No Brasil, este evento é também organizado pela Pastoral da Aids – CNBB denominado “Vigília pelos Mortos de Aids” que reafirma neste ano “tantas vidas não podem se perder” em várias celebrações litúrgicas e demais atos públicos espalhados pelas federações. Trata-se de um momento histórico para lembrar os amigos e familiares que perdemos e aumentar a conscientização sobre o HIV, transformando a saudade em atitudes de solidariedade e cuidado à vida, "Refletindo sobre nosso passado, cuidando do nosso futuro!".

          Quando o Memorial da Luz de Velas contra a AIDS foi realizado pela primeira vez no ano 1983, ninguém poderia ter previsto a escala e o impacto da epidemia global de HIV que agora está em sua terceira década. Com milhões de vidas perdidas e cerca de 37 milhões de pessoas atualmente vivendo com o HIV e nos permanecemos profundamente desafiados por essa epidemia. Para alguns, o HIV tornou-se uma doença crônica manejável, mas para muitos o HIV é luta de vida diária que reivindica por tratamento e cuidados, alimentação adequada, moradia e renda, muitas vezes em face do estigma generalizado relacionado ao HIV, discriminação e discriminação.
          
  É postura dos cristãos defender a vida, principalmente onde ela é mais ameaçada. E por isso, não podemos aceitar que tantas vidas se percam para a Pandemia da aids. Com isso, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo, queremos fazer memória em busca da atualização do mistério salvífico, anunciar o Reino e denunciar os sinais de morte presentes em nossas diversas realidades sociais. E assim, como sal da terra e luz do mundo, testemunhar que “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos” (Lc 4,18) e “curar os doentes” (Mc 6,13).
            Por ocasião do dia mundial de luta contra aids de 2016, o Papa Francisco fez um apelo:  Milhões de pessoas convivem com esta doença e somente metade delas tem acesso a terapias. Convido a rezar por elas e por seus caros e a promover a solidariedade para que também os mais pobres possam beneficiar de diagnósticos e tratamentos adequados. Por fim, faço um apelo para todos adotem comportamentos responsáveis para prevenir ainda mais a difusão desta doença”.
            A epidemia do HIV continua a revelar diversas formas de violência, como a injustiça e a exclusão em nossas sociedades. Mas há esperança enquanto abrirmos espaços para a solidariedade e resistência contínuas de todas as comunidades que carregam o peso dessa epidemia, incluindo homens gays, transgêneros, profissionais do sexo, pessoas que usam drogas, mulheres e meninas, jovens, adolescentes e crianças.

           Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que desde o início da epidemia, em 1981, até os dias atuais, cerca de 35 milhões de pessoas morreram de aids. E segundo o Boletim Epidemiológico (BRASIL, 2017). Desde o início da epidemia de aids (1980) até 31 de dezembro de 2016, foram notificados no Brasil 316.088 óbitos tendo a HIV/aids como causa básica (CID10: B20 a B24). A maior proporção destes óbitos ocorreu na região Sudeste (59,6%), seguida das regiões Sul (17,6%), Nordeste (13,0%), Centro-Oeste (5,1%) e Norte (4,7%). Em 2016, a distribuição proporcional dos 12.366 óbitos foi: 42,4% no Sudeste, 21,3% no Nordeste, 19,6% no Sul, 10,2% no Norte e 6,5% no Centro-Oeste.

            O terceiro domingo de maio "à luz de velas da aids" é um ato de memória, solidariedade e vigilância. Ele nos lembra do tremendo impacto que o HIV e o movimento da aids tiveram em nossas vidas. O Memorial enfatiza a necessidade das pessoas que convivem, vivem e são afetadas pelas realidades do HIV unirem as mãos e refletirem sobre o passado e as vidas preciosas que foram perdidas. E assim, o Memorial também nos convoca a compartilhar nossas histórias de desafio, perseverança e triunfo para educar as gerações atuais e futuras sobre o que o movimento da aids alcançou nas últimas três décadas.


            Finalmente, o Memorial pede para trabalharmos juntos, agora mais do que nunca, para sustentar, fortalecer e revitalizar nossa resposta mundial ao HIV, olhando para frente e preparando nosso futuro livre do estigma e discriminação relacionados ao HIV e com acesso universal a toda a gama de direitos humanos, incluindo serviços de prevenção, tratamento e cuidados de qualidade para todos. E para que todos “tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10b).

Texto adaptado por: Francisco José Corrêa de Araújo, OFS/ Rafael Salvador/ Eduardo Soares. (Equipe de Comunicação Nacional da Pastoral da Aids)


FONTES:

ACIDIGITAL. Papa pede pra rezar pelos enfermos de aids. DISPONÍVEL EM: . Acesso: 09 de maio de 2018.

ATIVO SAÚDE. HIV e Aids no mundo. DISPONÍVEL EM: . Acesso: 09 de maio de 2018.

BÍBLIA SAGRADA. 40a Edição. São Paulo: Ave Maria, 1982.

BRASIL, Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico. 2017. DISPONÍVEL EM: < http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2017/boletim-epidemiologico-hivaids-2017>. Acesso: 09 de maio de 2018.

CANDLE LIGTH MEMORIAL 2018. DISPONÍVEL EM: . Acesso: 09 de maio de 2018.

Share:

CURTA E COMPARTILHE

História da Pastoral

">">">

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Theme Support