Campanha de Diagnóstico em Santos/SP

A Pastoral DST/Aids - Santos, em conjunto com o Centro de Referência e Tratamento de DST/Aids e Hepatites, realizou dia 15/09/10 a 1ª reunião de sensibilização para lideranças da Pastoral da Criança, visando a futura Campanha do Diagnóstico Precoce a realizar-se em novembro próximo.

Teve como expositor o Chefe da Seção de Prevenção em Doenças Infecto-Contagiosas da Secretaria Municipal da Saúde - Miguel Bersani e como representantes da Pastoral DST/Aids Maria Cristina Barreto, Lucilia V. Fonseca e Irmã Alódia Maria.
Share:

Insuficiente o Número de Médicos Para Pessoas HIV em São Paulo

Um estudo inédito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) alerta para o número insuficiente de médicos que cuidam de pessoas que vivem com o HIV no Estado de São Paulo e a falta de preparo da maior parte do grupo. Também revela que 61% dos profissionais defendem a criminalização de portadores que transmitem o vírus da aids a parceiros sexuais - o que contraria orientação das autoridades de saúde brasileiras e das Nações Unidas.
Share:

Pastoral da Aids Diocese de Valança - RJ

Aconteceu a capacitação de agentes da Pastoral da Aids realizada em Paraiba do Sul, Matriz de Sâo Pedro e São Paulo, na Diocese de Valença – Rio de Janeiro, dia 19 de setembro de 2010. Ana Carolina coordenadora do regiuonal esteve acompanhando.
Share:

“I Seminário Comunicação e Aids da Região Norte – COMUNICAIDS

Aconteceu o “I Seminário Comunicação e Aids da Região Norte – I COMUNICAIDS”, na cidade de Palmas – TO, que reúniu ativistas, gestores e profissionais de Comunicação Social dos sete estados da macro região norte para discutir o tema comunicação, controle social, mídia e DST/Aids no contexto amazônico da Região Norte. O evento tem o financiamento do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crimes – UNODC. O objetivo principal do seminário foi discutir os temas e, conjuntamente, movimento social, gestores e profissionais, elaborarem um plano de atuação conjunta na Região Norte, que busque respostas e soluções para a questão de uma comunicação social em DST/Aids e Hepatites Virais que valorize as características sociais e geográficas do Norte.
Share:

Pastoral da Aids - Caldas Novas

No dia 14/09/2010, as pastorais da Aids, Saúde e Carcerária ficaram responsáveis pela missa em homenagem à Padroeira de Caldas Novas N. Sra. das Dores. Representantes de cada pastoral fizeram na procissão de entrada a apresentação das Velas, Bíblia, Imagem de N.Sra. das Dores e a Cruz. A pastoral da AIDS convidou o grupo D.A.(Deficientes Auditivos), coordenados pela interprete Joana Monteiro para rezarem a Oração do Pai Nosso por gestos.

Share:

Vírus Precursor do HIV Viveu em Macacos há 32 Mil Anos

Cientistas americanos descobriram que o Vírus da Imunodeficiência Símia (SIV), ancestral do HIV em humanos, tem entre 32 mil e 75 mil anos, e não algumas poucas centenas como se achava até agora. Essa descoberta foi feita graças a um estudo genético realizado com cepas únicas do SIV encontradas em macacos na ilha africana de Bioko, que ficou separada do continente depois da glaciação há mais de 10 mil anos. A pesquisa, que aparece publicada na revista “Science”, assinala que a idade do SIV poderia inclusive ser superior e questiona os estudos anteriores das sequências de DNA do vírus que estabelecia que tinha apenas algumas centenas de anos.
Isso significaria que o homem esteve exposto muitas vezes ao vírus dos símios já que, durante toda a história, caçaram macacos correndo o risco de contrair a doença, que com um simples corte podem ter contraído pelo sangue.
Share:

Israelenses Eliminam Células Com HIV Sem Atingir as Saudáveis

Cientistas israelenses anunciaram que conseguiram destruir em laboratório células infectadas pelo vírus da Aids sem afetar as células saudáveis. Os cientistas, da Universidade Hebraica de Jerusalém, destacaram que criaram um tratamento à base de peptídios (polímeros de aminoácidos) que provocam a autodestruição das células infectadas pelo vírus HIV. Até o momento, as terapias de combate à Aids tentam matar o vírus presente nas células, com o risco de um retorno da infecção se o tratamento for interrompido ou se o vírus se tornar imune. O cientista Abraham Loyter explicou ao “Haaretz” que, ao fim de duas semanas, as células tratadas não reapareceram, “pelo que se pode chegar à conclusão de que foram destruídas”. Em um artigo publicado na edição de 19 de agosto da revista científica britânica ‘Aids Research and Therapy’, a equipe israelense, composta por Aviad Levin, Zvi Hayouka, Assaf Friedler e Abraham Loyter, afirma que as pesquisas podem “resultar por fim em uma nova terapia geral” contra a Aids.
Share:

Número de Pessoas em Tratamento de Aids no Mundo Cresce 12 Vezes

Os esforços coletivos para a prevenção e o combate ao vírus HIV conseguiram multiplicar em 12 vezes o número de doentes em tratamento no mundo. O dado é do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), que apresentou hoje (17) em Nova York informações gerais sobre o assunto. Em 22 países africanos, a queda de foi de 25% no total de novas infecções. Pelos relatos feitos hoje cresceu também a quantidade de registros de contaminações entre homens que fazem sexo com homens.
Share:

CURTA E COMPARTILHE

História da Pastoral

">">">

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Theme Support