Planos de Saúde Não Cobrem Despesas de Tratamentos Caros

Planos de saúde se recusam a arcar com despesas de tratamentos caros, como cancer e doenças do coração, de acordo com levantamento realizado pela Faculdade de Medicina da USP. O estudo, desenvolvido pelo pesquisador Mário Scheffer, analisou 782 decisões judiciais relacionadas à exclusão de cobertura de planos de saúde, julgadas em segunda instância pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), em 2009 e 2010. A análise dos processos revelou que os procedimentos mais negados pelas operadoras foram a quimioterapia e a radioterapia, ambos tratamentos de combate ao câncer. Juntos, correspondem a 35,95% das ações judiciais que mencionam procedimentos médicos recusados pela cobertura. No que se refere aos insumos, as órteses, próteses, exames diagnósticos e medicamentos foram os mais excluídos pelos planos de saúde.Entre as surpresas obtidas no levantamento está o número de ações movidas devido à recusa em arcar com os custos do tratamento de Aids. De 1999 a 2004, a doença era a terceira mais excluída pelas operadoras, porém, agora aparece em apenas duas das ações judiciais analisadas.
Share:

Envelhecimento Precoce de Soropositivos: desafio para a ciência


Se nos primeiros anos de epidemia de aids, o desafio da ciência era manter os portadores do HIV vivos, hoje, 30 anos depois da descoberta desta doença, o desafio é ajudá-los a envelhecer com uma boa qualidade de vida. O professor e infectologista Ricardo Sobhie Diaz, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), comparou os primeiros desafios da ciência no tratamento da aids com os atuais. Se nos primeiros anos de epidemia de aids, o desafio da ciência era manter os portadores do HIV vivos, hoje, 30 anos depois da descoberta desta doença, o desafio é ajudá-los a envelhecer com uma boa qualidade de vida. Especialista em resistência do HIV no corpo humano, Ricardo explicou que o vírus e o tratamento antirretroviral a longo prazo aceleram o processo de envelhecimento. “Há uma série de problemas típicos do processo natural de envelhecimento ao nível celular, como infarto, derrame, osteoporose, demência e câncer”, comentou. “Além de serem mais comuns numa parcela significativa desta população, estes problemas tendem a aparecer mais cedo”, acrescentou. Segundo ele, vários estudos mostram que a terapia antirretroviral previne as complicações associadas à aids e prolonga a vida, mas não restabelece completamente a saúde.
Share:

Ações Combatem Aids na África Subsaariana: 12 milhões de Órfãos

Na África Subsaariana há mais de 12 milhões de órfãos da Aids e apenas 1% dos 2,5 milhões de crianças que têm a doença no mundo recebe tratamento, sendo que a imensa maioria vive nessa região - 2,3 milhões. De 40% a 60% de todas as mortes de crianças menores de cinco anos nessa região são causadas pela contaminação do vírus HIV, um drama que várias organizações internacionais tentam combater.
Share:

CURTA E COMPARTILHE

História da Pastoral

">">">

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Theme Support