APRESENTAÇÃO

Paz e Bem,


Em 2002, criou-se a Pastoral da Aids em âmbito Nacional. É uma serviço de ação social da CNBB, pertencente da Comissão da Caridade, Justiça e Paz. Uma entidade cívico-religiosa sem fins lucrativos organizada por tempo indeterminado com sede atual na Rua Major Marques Braga, número 18, Sobreloja 101, no Centro. Nova Friburgo/RJ. 

A Pastoral da Aids é organizada para ajudar nos desafios que a epidemia da Aids apresenta para a Sociedade, Governo e Igreja. Tem por missão a Solidariedade, Informação e Compromisso Social; Segue o método Ver, Julgar, Agir, Celebrar e Avaliar; Visa promover vida digna – como bem maior - e atuar na prevenção de IST/ HIV/ Aids, igualmente acompanhar as pessoas que vivem e convivem com estas doenças. Objetiva incentivar o cuidado de si e dos outros, humanizando relações frente à realidade da Aids e ao processo de exclusão que atinge grande parte da população.

A espiritualidade dos agentes da Pastoral é baseada nas seguintes fundamentações bíblicas:

1.        Obras de Misericórdia (Mt, 25, 31-36): Onde o cristão é chamado a ver naqueles que sofrem próprio rosto de Jesus;
2.        A cura do cego Bartimeu (Mc 10, 46-52): Ouvir o apelo de quem está a beira do caminho e promover o seguimento dos passos de Jesus;
3.        Parábola do bom samaritano (Lc 10, 25-37): Ir ao encontro do caído e servir com compaixão;
4.        Defesa da vida (Jo 10,10): Obedientes ao seguimento de Jesus que afirma “vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”.

Animados pela vida evangélica nós realizamos atividades nos seguintes eixos:
Formação de agentes, Prevenção, Acompanhamento a pessoas vivendo e convivendo com HIV e Incidência política.

    Sobre a Pastoral da Aids “a Igreja assume este serviço e, sem preconceitos, acolhe, acompanha e defende os direitos daqueles e daquelas que foram infectados pela Aids” (...) “Faz também o trabalho de prevenção, pela conscientização dos valores evangélicos, sendo presença misericordiosa e promovendo a vida como bem maior”. (Diretrizes Gerais da CNBB 2003-2006, n. 123); “Consideramos de grande prioridade fomentar uma pastoral com pessoas que vivem com HIV/Aids, em seu amplo contexto e em seus significados pastorais: que promova o acompanhamento integral, misericordioso e a defesa dos direitos das pessoas infectadas; que implemente a informação, promova a educação e a prevenção, com critérios éticos, principalmente entre as novas gerações, para que desperte a consciência de todos para o controle desta pandemia” (parágrafo 421 do Documento de Aparecida). 

Fraternalmente, 

Presidente Nacional da Pastoral da Aids: Dom Eugênio Rixen (Dom Eugène Lambert Adrian Rixen)
Assessor Nacional: Pe. Mauro Sergio Marçal   
Secretária Executiva: Ana Carolina Barbosa de Souza 

0 comentários:

Postar um comentário

CURTA E COMPARTILHE

História da Pastoral

">">">

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Theme Support