I Seminário Direitos Humanos e HIV/Aids Santa Maria/RS

Aconteceu no dia 28 de outubro, o I Seminário Direitos Humanos e HIV/Aids, promovido pela Pastoral da Aids da Arquidiocese de Santa Maria. Na mesa de abertura estiveram presentes: Luiz Schinovski (representante do Secretário do Município da Saúde), Pr. Reinoldo Neumann (pela Fraternidade Ecumênica de Igrejas Cristãs), Pe. Celito Moro (representando o arcebispo D. Hélio Rubert e assessor da Pastoral da Aids na Arquidiocese), Fr. Luiz Carlos Lunardi (assessor nacional da Pastoral da Aids, representante da Casa Fonte Colombo) e Ricardo Charão (Secretaria de Saúde do RS/Seção Estadual de Controle das DST's e Aids).

  Os temas trabalhados foram: - Contextualização: Direitos Humanos, aspectos jurídicos e sociais, assessorado pela Drª Deborá Evangelista, coordenadora do curso de Direito da FAPAS.
- Acesso universal a prevenção, tratamento, assistência e Direitos Humanos, assessoria da Drª Nêmora Barcellos. 
Política de Prevenção: o desafio do enfrentamento das vulnerabilidades, onde contamos com a colaboração de Ricardo Charão.
Os temas eram complementares e provocaram a reflexão acerca dos direitos das pessoas que vivem com HIV.
O público que participou era composto por estudantes predominantemente dos cursos de serviço social, enfermagem, terapia ocupacional e do ensino médio. Contamos também com a participação de professores, agentes de pastoral e pessoas que vivem e convivem com o HIV. Um dos desafios levantados no Seminário foi a dificuldade dos direitos das pessoas que vivem com HIV serem assegurados sem a necessidade de ações na justiça, sendo algo que ainda precisa ser conquistado de fato, no dia a dia, e nas práticas e ambientes mais comuns da sociedade. O I Seminário foi marcante no que diz respeito a temática, na região central do RS, e na avaliação dos presentes um desafio constante. A Pastoral da Aids - arquidiocese de Santa Maria agradece a todos e todas pela participação, aos agentes e voluntárias(os) que colaboraram na divulgação e nos serviços no dia. Agradecemos ao Fr. Lunardi pelo apoio e presença em tempo integral no Seminário, com intervenções e reflexões muito pertinentes. Agradecemos aos apoiadores, principalmente à CESE pelo apoio para que este importante momento pudesse ser realizado com a qualidade.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

CURTA E COMPARTILHE

História da Pastoral

">">">

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Theme Support