No Brasil, Cerca de 250 Mil Não Sabem Que Têm o Vírus da Aids

Mais de 50% dos infectados pelo vírus da aids ainda não sabem que estão contaminados e 10 milhões de pessoas no mundo ainda não têm acesso a remédios e tratamento para a doença. O alerta é do novo relatório da Organização Mundial de Saúde (OS), que aponta para um déficit de US$ 10 bilhões no montante de recursos para garantir o tratamento da Aids. No mundo, 33,4 milhões de pessoas estão contaminadas com o vírus. Dessa, 15 milhões precisam de ajuda e apenas um terço tem acesso a remédios.
No Brasil, cerca de 250 mil pessoas contaminadas pelo vírus HIV não sabem que são portadoras da doença e, apesar de ser citado sempre como exemplo, o País não faz parte do grupo de nações que já garantiu acesso universal a todos os pacientes.

A constatação da OMS é de que, em uma década, avanços importantes foram feitos para garantir que a população mundial tivesse acesso a remédios. Mas todas as metas estabelecidas pela agência de saúde da ONU fracassaram. Em 2003, a meta era a de ter 3 milhões de pessoas sob tratamento em 2005. O número apenas foi atingido em 2007.

Para 2010, a meta era a de conseguir que todos os países em desenvolvimento garantissem a 80% de sua população o acesso aos tratamentos, num total de 15 milhões de pessoas. Mas, segundo a OMS, o número ao final de 2009 era de apenas 5,2 milhões de pacientes recebendo tratamento, 36% do total. Agora, o prazo que a ONU se dá é de 2015 para atingir esse objetivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário