Curitiba tem projeto inédito de testagem anti-HIV por meio de fluido oral que pode ser feito em casa

Curitiba é a primeira cidade do país a receber o programa "A Hora é Agora”, projeto-piloto do Ministério da Saúde, lançado em novembro de 2014, que tem como objetivo promover a expansão da testagem rápida e gratuita anti-HIV. O projeto "A Hora é Agora” oferece testagem rápida móvel em trailers equipados com laboratórios, na sede do Grupo Dignidade. No dia 24 de abril, o projeto lançou também um aplicativo para celulares em que as pessoas podem tirar dúvidas sobre HIV Aids e solicitar o kit para a autotestagem. O aplicativo já pode ser baixado gratuitamente na plataforma Android e em breve estará disponível também para aparelhos Apple (IOS). O kit de testagem, disponível para maiores de 18 anos, pode ser retirado em uma Farmácia Popular no Centro de Curitiba ou recebido por meio dos Correios. A testagem é rápida, confiável e confidencial.

Mais de mil testes foram realizados em apenas três meses do projeto e 36 casos positivos foram detectados, todos confirmados por testes em unidades de saúde. O projeto oferece ainda acompanhamento por três meses depois diagnóstico positivo por pessoas na mesma faixa etária e situação semelhante, além de um disque 24h para tirar dúvidas.


Tanto o site quanto o aplicativo para celulares do “Agora é a hora” oferecem informações sobre prevenção ao HIV e uma calculadora de risco de infecção que fornece um resultado com base nos comportamentos relatados, além de opções para o recebimento de um kit com o teste de fluido oral para o HIV. As instruções para a autotestagem estão disponíveis na bula do teste e em um link na plataforma que dá acesso ao vídeo demonstrativo sobre a forma correta de fazer o teste e ler seu resultado.

Em caso de resultado positivo, os participantes são encaminhados ao Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) da Secretaria Municipal da Saúde para confirmação do diagnóstico da infecção e o agendamento da consulta médica para acompanhamento.  Os usuários do site também terão à disposição a linha telefônica 24 horas “Disque Agora” (41-3233-7458), de segunda a sexta, das 8h às 18 horas, ou pelo atendimento (41-9834-0258), de segunda a sexta das 18h às 8h e sábados e domingos 24 horas, para tirar dúvidas e obter apoio especializado.

Quanto mais precocemente a pessoa se descobrir soropositiva e iniciar o tratamento adequado, menor o dano causado pelo HIV ao sistema imunológico. Além disso, o tratamento apropriado leva a uma queda de 96% na possibilidade da transmissão do vírus. Atualmente, o tratamento da infecção pelo HIV pode ser realizado com apenas um comprimido ao dia.

O projeto “A Hora É Agora” é uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba, o Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC), o Grupo Dignidade, a Universidade Federal do Paraná e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).


Nenhum comentário:

Postar um comentário